terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Irmãs Ministras dos enfermos de São Camilo


A congregacao foi fundada pela Bem-aventurada Madre Maria Domingas Brun Barbantini, no dia 23 de Janeiro de 1829, em Lucca, Italia.  O Carisma da Congregacao: Testemunhar no mundo o amor misericordioso de Cristo para com os doentes e necessitados.’ Curai os enfermos e dizei a eles: o Reino de Deus esta?proximo” ( Lc 10, 9 ) e a sintese da nossa vocacao carismatica.  Sao expressoes do nosso carisma: a humildade, a misericordia, a ternura, o cuidado, a compaixao, a docura, e a dedicacao ate o dom total da propria vida. Da encarnacao do carisma, da vivencia da espiritualidade, da vida fraterna em comunidade e que emerge o nosso ministerio que se concretiza na area da saude: em hospitais, ambulatorios, postos de saude, orfanatos, assistencia a os idosos, assistencia a domicilio, pastoral da saude, pastoral paroquial e programas de prevencao em saude. Presenca no mundo: Marcamos presenca nos paises: Italia, Taiwan, Tailandia, Filipinas, Kenya, Albania, Haiti, Vietna, India e Indonesia. No Brasil e na america latina estamos presentes: No R. G. do Sul, Parana, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Bahia,  Sergipe, Mato Grosso do Sul e Chile,

7 comentários:

  1. conheço a distancia algumas de vocês, fiko facisnada por esse carisma tão lindo. penso ki servir a Deus através deste carisma apaixonante deve ser uma honra para todas vocês..... quem sabe um dia eu também não tenho esta honra!!! conheço as irmãs de lagarto são as unicas que conheço pessoalmente. lir a autobiografia da tua fundadora muito linda a história a doação a entrega dela na realização do projeto de Deus. me apaixonei. jaqueline vocacionada, Aquidabã-SE

    ResponderExcluir
  2. Tens razaão Jaqueline, a forma como Maria Domingas viveu, se entregou a Jesus e aos mais sofredores é apaixonante, dar gratuitamente aquilo que gratuitamente recebemos de Deus: a vida, é maravilhoso, é também possível a qualquer pessoa que sinta este chamado de Deus. Sou muito feliz por ser Irmã, por seguir Jesus Cristo vivendo este carisma impar na humanidade. Deus te abençoe e conduza sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é carla e ja fiz parte das juvenistas das irmãs ministras do enfermos de São camilo,em Ubiratã a muitos anos atras e gostaria de saber noticias da irma Dulce marinho.Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla, acredito que falas da Ir. Lurdes Marinho. Ela está morando em Dois Lajeados- RS, porém brevemente irá morar em Ubiratã novamente, e se moras ai ainda, poderás encontrar-te com ela, com certeza ela ficará muito feliz em ti rever. Um grande abraço, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Olá ir Celia!
    Tive em São leopoldo estes dias fazendo experiência com as irmãs ministra dos enfermos de São camilo a ,ir Joseja me falou muiiito bem de vc da sua alegria e risadas meia parecida com as minhas kkk.É apaixonante o amor que Maria Domingas teve,entregou se de corpo e alma aos mais pobres e necessitados e nunca desistiu de sua vocação apesar de ter ficado viúva e ter perdido um filho seguiu em frente na sua vocãção ajudando o proximo com o teu amor e tua carisma de pessoa.Eu me apaixonei pela historia a ir Elizangela vai me acompanhar no grupo vocacional aqui de ubiratã e vou fazer o curso pra catequista e no final desse ano voltarei pra são leopoldo e depois nao sei aonde irei estudar creio que seja com a ir Lucina em feira de Santana nao vejo a hora de chegar logo.Gostei muito de todas as irmãs do RS eu e a ir Josefa demos muito risadas juntas principalmente com a ir Regina,Nazare e Fatima...! Que Deus vos abençõe grandiosamente e que vc continue sempre assim servindo aos mais pobres e necessitados. Bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir
  6. Olá ir Celia!
    Tive em São leopoldo estes dias fazendo experiência com as irmãs ministra dos enfermos de São camilo a ,ir Joseja me falou muiiito bem de vc da sua alegria e risadas meia parecida com as minhas kkk.É apaixonante o amor que Maria Domingas teve,entregou se de corpo e alma aos mais pobres e necessitados e nunca desistiu de sua vocação apesar de ter ficado viúva e ter perdido um filho seguiu em frente na sua vocãção ajudando o proximo com o teu amor e tua carisma de pessoa.Eu me apaixonei pela historia a ir Elizangela vai me acompanhar no grupo vocacional aqui de ubiratã e vou fazer o curso pra catequista e no final desse ano voltarei pra são leopoldo e depois nao sei aonde irei estudar creio que seja com a ir Lucina em feira de Santana nao vejo a hora de chegar logo.Gostei muito de todas as irmãs do RS eu e a ir Josefa demos muito risadas juntas principalmente com a ir Regina,Nazare e Fatima...! Que Deus vos abençõe grandiosamente e que vc continue sempre assim servindo aos mais pobres e necessitados. Bjs e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara, fico feliz que gostou da convivência com as Irmãs em São Leo.
      Maria Domingas é um grande exemplo e quem apesar de todo sofrimento, por amor seguiu Jesus Cristo, como ela mesma diz "beijo a mão que me feriu", acolheu na fé tudo que lhe aconteceu e fazendo uma oferenda a Deus, junto com tudo isso ofertou inteiramente a sua vida a ELE, com generosidade, gratuidade e alegria, incansavelmente servindo os doentes mais sofridos e abandonados. Temos realmente muitos motivos para sermos felizes, pois o Amor de Deus é muito grande por nós e esse amor nos impulsiona em direção aos nossos irmãos e irmãs.
      Que você continue firme no seu proposito com a graça de Deus e um dia quem sabe agente se encontra.

      Excluir

O importante é seguir emprestando um pouco de luz para quem está no escuro, compartilhar a vida, o amor, a esperança tudo que há de bom em mim.