terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Maria Domingas

Maria Domingas Brum Barbantini 1789-1868
Maria Domingas, nasceu aos 17 de janeiro de 1789 em Lucca-Italia. Seus pais a educaram  segundo os principios de vida cristã. Aos 22 anos casou-se com Salvador Barbantini. Este, após cinco meses de matrimônio veio a falecer repentinamente, deixando Maria Domingas viúva e esperando um filho, que nasceu alguns meses depois. O filho também morreu aos oito anos de idade, apos 36 horas de febre contínua, deixando a mãe na mais profunda dor.
Um dos problemas mais graves neste tempo eram os doentes pobres e abandonados em suas casas e porões. Maria Domingas, mulher de grande fe, sensibilizada com a situacao, consagra-se a Deus e dedica sua vida as obras de misericordia. O amor ao proximo foi a marca predominante e disto brotou a vitalidade do Carisma:“Testemunhar o amor misericordioso de Jesus Cristo para com os doentes e necessitados”. Mulher orante e empreendedora, realizada em sua vocacao e missao, e chamada a casa do Pai aos 22 de maio de 1868.
Hoje as Irmas Ministras dos Enfermos de Sao Camilo continuam esta missao de com atividades concretas, tais como: hospitais, asilos, orfanatos, postos de saude, assistencia a domicilio, pastoral da saude, escolas, insercao em meios populares e pastorais nas paroquias em defesa da vida. levam a forca profetica do Evangelho a todos os continentes e acolhem, como Maria Domingas, novas vocacoes.

Um comentário:

O importante é seguir emprestando um pouco de luz para quem está no escuro, compartilhar a vida, o amor, a esperança tudo que há de bom em mim.