sexta-feira, 28 de maio de 2010

Carta de Padre Martin Lasarte (Salesiano) Angola – 28 de maio de 2010.

Sou um simples sacerdote católico, Uruguaio que há 20 anos vivo em Angola, África. Sinto-me feliz e orgulhoso da minha vocação.

Me dá uma grande dor por este grave mal que sacerdotes, que deveriam ser sinais do amor de Deus, sejam um punhal na vida de inocentes. Não há palavras que justifiquem tais atos repugnantes. Vejo em muitos meios de informação, a ampliação do tema em forma maldosa, investigando em detalhas a vida de algum sacerdote pedófilo.

Assim aparece um de uma cidade dos Estados Unidos, da década de 70, outro na Austrália dos anos 80 e assim por diante, outros casos recentes.... É curiosa a pouca noticia e desinteresse por milhares e milhares de sacerdotes que se consomem por milhões de crianças, pelos adolescentes e pelos mais desfavorecidos nos quatro ângulos do mundo!

Penso que aos meios de comunicação não lhes interessa que eu tive que transportar, por caminhos minados no ano 2002 muitas crianças desnutridas desde Cangumbe a Lwena (Luena) Angola, pois nem o governo se disponha e as ONG’S não estavam autorizadas a salva-los.

Não tem sido noticia que tive que enterrar dezenas de crianças falecidas entre os mortos na guerra e os que dela retornaram; que tenhamos salvo a vida de milhares de pessoas em Moxico mediante o único posto médico em 90.000 km², assim como a distribuição de alimentos e sementes; que demos a oportunidade de educação nestes 10 anos e escolas a mais de 110.000 crianças.

Não é de interesse que com outros sacerdotes temos socorrido a crise humanitária de cerca de 15.000 pessoas nos aquartelamentos da guerrilha, depois de sua rendição, porque não chegavam os alimentos do governo e da ONU. Não é noticia que um sacerdote de 75 anos, o Pe. Roberto, pelas noites percorra as cidades de Luanda curando às crianças das ruas, levando-lhes a uma casa de acolhida, para que se desintoxiquem da gasolina e outras drogas; que alfabetizem centenas de presos; que outros sacerdotes como Pe. Stefano, tenham lares transitórios para as crianças que são agredidas, maltratadas e até violadas e buscam um refugio.

Tampouco que Irmão Maiato com seus 80 anos, passe de casa em casa confortando os enfermos e desesperados. Não é noticia que mais de 60.000 dos 400.000 sacerdotes e religiosos tenham deixado sua terra e sua família para servir a seus irmãos em leprosários, hospitais, campos de refugiados, orfanatos para crianças e órfãos de pais que faleceram com AIDS (SIDA), aqueles tantos que se dedicam às escolas para os mais pobres, em centros de formação profissional, em centros de cuidados a soro positivos (portadores do vírus da AIDS)... ou em paróquias e missões dando motivação às pessoas para viver e amar.

Não é noticia que meu amigo, o Pe. Marcos Aurélio, por salvar a alguns jovens durante a guerra em Angola, transporto de Kalulo a Dondo e voltando a sua missão tenha sido metralhado no caminho; que o irmão Francisco, com cinco senhoras catequistas, por ir ajudar nas áreas rurais mais distantes tenham sido assassinados em um assalto em uma rua; que dezenas de missionários na Angola tenham morrido por falta de socorro sanitário, por uma simples malária; que outros saltaram pelos ares, por causa de minas explosivas, visitando as pessoas.

No cemitério de Kalulo estão os túmulos dos primeiros sacerdotes que chegaram à região. Nenhum passa dos 40 anos. Não é noticia acompanhar a vida de um Sacerdote “normal” em seu dia-a-dia, em suas dificuldades e alegrias consumindo sem barulho, em silêncio, a sua vida em favor da comunidade que serve. A verdade é que não procuramos ser noticias, senão simplesmente levar a Boa Noticia, essa noticia que sem ruídos começou na noite da Páscoa. Faz mais ruído uma árvore que cai, do que uma floresta que cresce.

Não pretendo fazer uma apologia da Igreja e nem dos sacerdotes. O sacerdote não é nem um herói nem um neurótico. É um simples homem, que com sua humanidade busca seguir a Jesus e servir aos seus irmãos e Irmãs.
Pe. Martín Lasarte (salesiano) - Angola

4 comentários:

  1. Brasília-DF, 29/06/10 Dia do Papa

    Esta mensagem foi lida hoje, pela manhã, por Ricardo Brandão, no programa "Manhã Nova Aliança"
    Gostei muito. Porisso resolvi pesquisar no Google. Todos nós católicos devemos divulgá-la ao maior nr de pessoas possível.

    Um abraço,

    Anchieta

    ResponderExcluir
  2. gostei do pensamento, meu papoite, mas o mas importante é xtar 100 ao lado do jessus cristo e nao cometer xtes erros

    ResponderExcluir
  3. Isto é verdade, estar com Jesus é o essencial, com um grande amor gratuito e livre.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito mesmo da carta, ela 'lava a alma das pessoas'. Como católica, fiquei ainda mais feliz que a carta seja de um Padre!

    ResponderExcluir

O importante é seguir emprestando um pouco de luz para quem está no escuro, compartilhar a vida, o amor, a esperança tudo que há de bom em mim.